quarta-feira, 18 de junho de 2008

Perfumes

Semana passada, estive fazendo uma matéria sobre perfumes. Uma das melhores que fiz até hoje, diga-se de passagem. Não pela qualidade final dela, mas pela quantia de aromas que experimentei, com estas narinas que a terra há de comer um dia, espero que distante. Para se ter uma idéia, descobri que existem três estágios quando se passa um perfume. Oras bolas, como eu vivi até hoje sem saber disso???
O primeiro estágio é quando se inala o perfume pela primeira vez. Aquele aroma maravilhoso, reconhecido pelo seu olfato como uma das sete maravilhas do mundo moderno, capaz de fazer você ter delírios e gozos de prazer. O segundo estágio ocorre nas próximas duas horas, quando você ainda sente aquele aroma encantador, mas aos poucos ele diminui, parece esvair-se pelo vento. E o terceiro estágio é o definitivo, onde o verdadeiro aroma do perfume aparece, colocando suas garras em sua pele e prendendo-se em você durante o restante do dia.
Fiquei fascinado ante tantas informações. Mal sabia eu que existia um estágio para o perfume, quiçá dois, nunca sequer cogitei três estágios. Mal comparando, os estágios do perfume em sua pele parece um relacionamento. Pense comigo.
Primeiro estágio, o encantamento: Assim como o perfume, o encantamento é o primeiro estágio do relacionamento. Tudo é maravilhoso, o coração dispara, as bocas se encontram em beijos calientes, apaixonados e tudo o mais que sua imaginação descreve para seu cérebro agora. Você sente que nasceram um para o outro, ela é a pessoa mais perfeita do mundo, talvez do universo, e você diz para todos ter encontrado sua cara-metade.
Segundo estágio, a rotina. No perfume, você vai aos poucos se acostumando com o odor. No relacionamento, você vai aos poucos se acostumando com a companheira. Ainda pensa ter escolhido a pessoa certa, mas todo aquele encantamento parece diminuir a medida que o tempo passa. É a rotina, cá pra mim a maior destruidora de lares do mundo moderno.
Enfim, vem o terceiro estágio. O mais cruel dos estágios, o que pode decidir se você escolheu o perfume certo, ou a pessoa certa. Assim como no aroma, leva-se um tempo para descobrir as verdades sobre a companheira. Aquela mulher linda, maravilhosa, estonteante, que o encantava, aos poucos parece enlouquecê-lo. Assim como com o aroma, que não é nem de perto aquele que você cheirou assim que tocou sua pele e o encantou, você descobre novas emoções também no relacionamento. Aquela mulher que à primeira vista o encantou, nem de longe lembra essa que no domingo pára em frente à sua televisão para discutir o relacionamento, ou pede para trocar de canal, pois ela não gosta de futebol.
Por isso, é importante, tanto no perfume quanto no relacionamento, ter certeza quanto ao que se quer. O seu perfume fará parte de sua identidade, pois segundo estudos uma pessoa, ao sentir o aroma idêntico ao de seu perfume,irá rapidamente associá-lo a você. Assim como seus amigos saberão que o joguinho de futebol melou quando ligarem para seu celular e sua companheira atender. Coisas do cérebro, esse pensador danado.
Mas isso não impede você de sair por aí, experimentando novas fragrâncias em lojas especializadas. Nem de procurar por sua fragrância especial, aquela que completará o aroma de seu coração. Mas não se deixe abater pela rotina, essa maldita destruidora de lares. Abra suas narinas e seu coração e procure seu perfuminho especial.

Nenhum comentário: