quarta-feira, 25 de junho de 2008

O Sono...

Bendito seja o descanso. Maldita sejam as noites que não se dorme direito. Agora mesmo, nesse exato momento, estou me agitando na cadeira, torcendo para não ser vencido pelo cansaço e cair em profundo e agradável sono, correndo o sério risco de ser flagrado pelo chefe, e enquadrado nos rígidos e irremediáveis códigos de disciplina da empresa.
Mas o que causa o sono? Outrora, as festas juvenis e adolescentes, que varavam noites de mais puro prazer e sensações de liberdade, nos fazendo retornar ao recôndito do lar de manhã cedinho. Com o sol já a pino, sempre seguindo as instruções da mãe, que orientava a não voltar tarde. Naquela época, era normal ter sono pela manhã, e mesmo assim, o sono que eu sentia não era a metade do que hoje possuo, sendo que nesta noite fui de encontro à minha querida e amada cama exatamente às 03h.
Alguns anos mais tarde, já passando da fase adolescente de minha vida, notava que aos poucos perdia minha resistência ao cansaço. Quando as festas se estendiam um pouco mais, meu corpo já sentia os efeitos da balada. Na manhã seguinte, era um sacrifício colocar meu corpo em movimento. A mente até tentava, mas a carne resistia, e nada de movimento.
Mas o tempo passa, e o sono aumenta. Hoje, alguns dias de trabalho mais puxado me deixam em um estado sonífero de dar pena. O raciocínio não vem, o mal-humor impera. Sim, o mal-humor é causado essencialmente pelo sono. Você já viu alguma pessoa que está mal-humorada não se queixar de sono? Nem eu...
Por isso que eu digo: durma bem, que é o essencial para uma vida saudável. E se por acaso você acordar como eu acordei hoje, brigando com a cama para conseguir levantar, uma dica. Se seu chefe lhe flagrar dormindo, seja rápido e tenha uma desculpa na ponta da língua. Ou faça como eu, que tirei um leve cochilo agora, e ao ser abordado, aleguei que estava me concentrando para encontrar um final decente para esta história, que de tão enrolada me deixou ainda com mais sono...

Nenhum comentário: