quarta-feira, 18 de junho de 2008

A banalização do “Eu te amo”

Hoje em dia tudo está mudado, é verdade. A humanidade está evoluindo, dizem os estudiosos. Os mais céticos acreditam que tanta mudança indica o final dos tempos, com a chegada do Juízo Final. As crianças deixam de ser crianças antes mesmo de aprenderem o que é ser verdadeiramente uma criança.
Computadores, IPod’s, MP3 e MP4, vídeos-game, televisão de alta definição, etc... São tantas tecnologias à nossa disposição que às vezes esquecemos de como fazer as coisas mais simples e banais de nosso cotidiano. Um simples bom dia ao passar por uma pessoa na rua, ou o costume de pedir a bênção aos mais velhos antes de dormir. São poucas as pessoas que ainda mantêm esses costumes, e as que o mantêm acabam sentindo-se deslocadas nesse mundo “moderno”.
Mas nada chama tanto minha atenção quanto à banalização do “Eu te amo”. São apenas três palavras, é verdade, mas que já foram o ápice de um relacionamento. Meninas-moças sonhavam encontrar um companheiro que um dia lhes dissesse, segurando em suas mãos e olhando-lhes no fundo dos olhos um “eu te amo”, mas não apenas da boca para fora, e sim algo que viesse de dentro do peito, que pareceria ser a voz do coração.
Hoje não é mais assim. É algo como um oi para os dias modernos. Jovens que mal se conhecem já usam essa frase, que já foi o tema de filmes, novelas e seriados. Usam em seus MSNs nomes seguidos do “eu te amo”, mas uma semana depois o nome diante da frase já é outro. Coisa muito comum nos dias de hoje. É a evolução. Creio que o coração desses jovens deve evoluir tanto quantos os computadores, qual sua capacidade de gerar e terminar esses amores relâmpagos.
E não é só em relações amorosas. Outra prática comum são amigas dizendo que se amam, que serão amigas para sempre e alguns dias depois nem se olharem mais na cara... Os tempos modernos são estranhos...
Sinto saudades da minha infância. Lembro que tinha horário para entrar, para fazer lições da escola, para ajudar a mãe com as tarefas domésticas. Mas a evolução mudou tudo, até as mães mudaram. Não são mais aquelas mães que esperavam os filhos voltarem da escola para lhes pedir como foi a aula. Hoje as mães não vêem a hora dos filhos irem para a escola. Tempos modernos.
Enfim, acho que devemos nos adaptar aos tempos, senão ficaremos para trás. Então baseado no que vejo e ouço por aí, Eu Amo Todos Vocês!!! Seremos Amigos para Sempre... Mesmo que não nos conheçamos pessoalmente... São os tempos modernos...

Um comentário:

míriam. disse...

eu acho q vc tem razão Géio....
bjoo

(o comentário besta...)